Nova pesquisa reforça importância de unidade em torno de Lula. Por Miguel do Rosário

Nova pesquisa reforça importância de unidade em torno de Lula. Por Miguel do Rosário

Compartilhe

Em 2018, a campanha de Ciro Gomes conseguiu atrair alguns setores da classe média, especialmente em grandes cidades do sul e sudeste, com o argumento de que, segundo as pesquisas, apenas ele tinha condições de derrotar Jair Bolsonaro num eventual segundo turno.

O antipetismo atingira o seu auge. Lula estava condenado pela Lava Jato, preso em Curitiba, e barrado pela Ficha Limpa, lei que ele mesmo havia sancionado quando presidente.

Diante das circunstâncias, o argumento parecia fazer sentido, tanto que valeu a Ciro um bocado de votos. O pedetista teve mais votos que o PT em capitais importantes, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.

Dessa vez, no entanto, essa mesma estratégia se volta contra Ciro, e com muito mais força que antes. O perigo agora é maior.

Bolsonaro não é apenas uma ameaça, como era em 2018. Hoje ele é o presidente da república eleito, construiu uma base social altamente mobilizada, suas redes sociais são maiores que a dos outros candidatos, e ele terá, seguramente, apoio da poderosa e bilionária extrema-direita norte-americana.

Não importa que o atual presidente dos EUA, Joe Biden, seja um democrata vinculado a correntes progressistas que vêem Bolsonaro como uma figura grotesca e odiosa. Os interesses econômicos do imperialismo sempre falam mais alto. A doutrina ultraliberal e antinacionalista de Bolsonaro tem sido altamente vantajosa para setores estratégicos dos Estados Unidos, entre eles a indústria americana de petróleo, que vê o Brasil como um submisso mercado comprador de seus produtos. Não é por coincidência que, entre os principais financiadores de grupos norte-americanos de extrema-direita, como o Tea Party, estão os irmãos Koch, donos de refinarias de petróleo.

E o petróleo, importante ressaltar, voltou a ser o principal produto de exportação dos Estados Unidos.

A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje (íntegra aqui) traz diversos cenários de segundo turno, e apenas Lula venceria com folga o presidente Bolsonaro.

Num embate direto entre Lula e Bolsonaro, o petista ganharia por 53,2% X 35,3%, o que corresponderia a 18 pontos de vantagem.

Já um segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, a vantagem do pedetista seria de apenas 4 pontos.

Na pesquisa espontânea, que muitos analistas consideram ser a mais importante quando se está ainda relativamente distante do pleito, o ex-presidente Lula cresceu 3 pontos e já está com 32,8%, ou seja, um terço dos votos totais.

Como o Brasil tem hoje 147,1 milhões de cidadãos registrados no TSE, aptos a votar, isso significa que Lula tem 48 milhões de eleitores espontâneos, decididos a votar no petista.

Entretanto, a mesma pesquisa também mostra que Bolsonaro cresceu de 20% para 24,4% na votação espontânea. Esse percentual corresponde a um eleitorado de 36 milhões de bolsonaristas “espontâneos”, sendo que, por ser mais forte na classe média e hiper-ativo em redes sociais, é um eleitorado perigoso, que faz muito barulho e possui uma capacidade impressionante de espalhar notícias negativas contra os adversários.

Ciro e Moro ainda pontuam menos de 3%, cada um, na votação espontânea.

Ambos tinham esperança de que Bolsonaro perdesse votos, abrindo uma vaga à direita no segundo turno.

A pesquisa CNT/MDA é um banho de água fria nessa possibilidade.

Ao invés de cair, Bolsonaro subiu.

Na estimulada, Lula se mantém na liderança isolada, com 42,2%, sem alteração expressiva sobre a última pesquisa, de dezembro.

Bolsonaro, porém, ganhou 2,4 pontos e agora tem 28%.

Sergio Moro quebrou a película de gelo por onde caminhava e afundou na água gelada. Como é um movimento confirmado por outras pesquisas, sinaliza um derretimento acelerado de sua candidatura, e que acontece justamente no momento em que sua campanha se intensificou.

A conclusão é fatal: assim como uma pessoa que pisa em areia movediça, quanto mais o ex-juiz se movimenta, mais afunda.

A recuperação de Bolsonaro impede Ciro de comemorar os 2 pontos que ganhou, e que o levaram a 6,7%.

De qualquer forma, ainda é um número muito distante de representar ameaça ao presidente Bolsonaro.

Em junho de 2021, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que tinha esperanças de que Ciro tivesse de 15% a 20% em março de 2022. Bem, falta uma semana para março…

“Nas últimas eleições ele já teve cerca de 13% dos votos válidos. [Portanto,] não é difícil chegar a 15% ou 20%”, disse Lupi em conversa com CartaCapital.

Se a pesquisa sugerisse uma tendência de declínio de Bolsonaro, aí sim, qualquer pequena oscilação positiva de Ciro poderia ser vista com otimismo. Não é o caso.

Entretanto, o maior desafio de Ciro será impedir o movimento de voto útil em Lula, que ganha força a cada vez que Bolsonaro demonstra resistência ou mesmo capacidade de recuperação.

Os quase 7% de Ciro poderiam ser determinantes para uma vitória de Lula no primeiro turno. Em votos válidos, Lula tem 48% e Ciro, 8%. Os eleitores somados corresponderiam a 56%, bem acima do necessário para encerrar a eleição já no início de outubro.

Uma das perguntas da pesquisa CNT/MDA foi sobre o segundo voto do eleitor. O eleitorado de Lula e Ciro Gomes tem pontos de convergência. Segundo a pesquisa, 40% dos eleitores de Ciro votariam em Lula como segunda opção, outros 17% votariam branco ou nulo, 11% em Sergio Moro e 9% em Doria.

Esses números confirmam que, no desenrolar da campanha, Ciro pode perder eleitores para Lula, na medida em que for caindo a ficha de que sua candidatura tem pouquíssimas chances de ocupar o lugar de Bolsonaro no segundo turno, e que uma vitória folgada de Lula no primeiro turno seria uma excelente maneira de colocar um ponto final nos devaneios bolsonaristas de tumultuar as eleições.

A pesquisa trouxe vários gráficos e tabelas sobre a aprovação do governo e do presidente, e todos convergem para dois fatores: a estabilidade na aprovação de Bolsonaro, uma modesta queda em sua rejeição, mas tudo isso num quadro ainda fortemente negativo para o governo.

O desempenho pessoal do presidente Bolsonaro é desaprovado por 61% dos brasileiros, ao passo que 34% o aprovam.

Um dos fatores que, certamente, contribuem para o mau desempenho de Bolsonaro nas pesquisas foi a sua postura irresponsável e negacionista durante a pandemia. Para 54% dos entrevistados na pesquisa CNT/MDA, o presidente Bolsonaro “prejudicou a campanha nacional de vacinação”.

Outro dado importante da pesquisa é que, apesar das campanhas de fake news disseminadas por bolsonaristas, uma maioria esmagadora de brasileiros, 79%, se disse favorável a vacinas contra a Covid-19, inclusive para crianças.

Entretanto, foi expressivo o estrago provocado pela campanha negativa liderada por bolsonaristas, especialmente contra a vacinação infantil: 15,4% dos entrevistados responderam que são favoráveis a vacinas, mas apenas para adultos, e 4,4% responderam que são contra, tanto para adultos quanto para crianças.

Entretanto, não é apenas a vacina. É também a economia, estúpido.

A inflação, especialmente a que pesa sobre os preços dos alimentos, tem corroído a renda e o humor dos eleitores, e Bolsonaro paga um alto preço por isso. Segundo a CNT/MDA, 93% dos entrevistados responderam que os preços no supermercado “aumentaram muito”.

Outra tabela da pesquisa mostra que, para 60% dos entrevistados, a economia durante o governo Bolsonaro vai pior do que em governo anteriores. É uma avaliação fatal para qualquer governo, particularmente em ano de eleição, e mais ainda quando o principal adversário apresenta, como seu principal trunfo, ter encerrado seu governo com forte crescimento econômico. A economia brasileira cresceu 7,5% em 2010, último ano do governo Lula.

Interessante notar que 96% dos entrevistados da pesquisa CNT/MDA responderam que já ouviram “falar da existência de notícias falsas (fake news) criadas para confundir o leitor”. Isso sugere um eleitorado mais “vacinado” contra campanhas de notícias falsas, e essa “imunidade” pode ser um fator importante nas eleições de 2022.

Leia mais:

1. 31% de eleitores bolsonaristas avaliam presidente como ‘ruim’ ou ‘péssimo’, diz pesquisa

2. Lula está na frente de Bolsonaro em quase 10% em Minas, diz pesquisa

3. Militares se vacinam menos contra Covid-19 do que índice geral de adultos

Siga lendo o texto “Nova pesquisa reforça importância de unidade em torno de Lula”

Conclusão

Todos os números dessa pesquisa, assim como de outras, convergem para um cenário de fortíssima polarização. A chamada terceira via não vingou, e a tendência, hoje, é que seus eleitores refluam para os dois principais candidatos.

A maioria do eleitorado de Moro deve retornar a Bolsonaro, o que aliás é o que já está acontecendo. A recuperação de Bolsonaro nessa pesquisa se deu, aparentemente, às custas de Moro.

O eleitorado de Ciro, por sua vez, especialmente aqueles 40% que tem Lula como segunda opção de voto, se sentirá inclinado a dar um voto útil para Lula, para esmagar o fascismo bolsonarista logo no primeiro turno.

Por Miguel Rosário

Publicado originalmente no site O Cafezinho

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: