Orlando Silva (PCdoB) diz que formação da federação de esquerda está avançada.

Orlando Silva (PCdoB) diz que formação da federação de esquerda está avançada.

Compartilhe

“Não há lentidão nesse processo de criação das federações partidárias.Ao contrário: ele está acelerado ante tudo o que precisa ser observado pelas legendas que desejam marchar juntas por quatro anos”, disse o deputado Orlando Silva em entrevista ao programa Sua Excelência, O Fato, que foi ao ar na TV 247 na última 5ª feira, 3 de fevereiro. “No campo da esquerda está bem avançada a Federação unindo PT, PSB, PCdoB e PV. Já há estatuto proposto, dinâmica de direção e compromissos”, seguiu ele. “Avançam as negociações do PSOL com a Rede para uma outra Federação e também do PSDB com o Cidadania”.

Para Silva, “é importante ressaltar que as negociações são delicadas porque o instituto da federação é uma revolução no tipo de aliança política que sempre se fez no Brasil”. Pela regra, uma vez unidos numa federação, as siglas atuam juntas no Congresso Nacional por quatro anos – ou seja, por toda uma legislatura.

A estrutura de liderança, de orientação de bancada, de funcionamento partidário, é única. Nas eleições municipais de 2024 essas legendas reunidas agora numa Federação terão de seguir unidas. Só a seis meses do pleito de 2026 o universo de federações poderia ser redesenhado com uma nova composição. “É tudo muito novo, mas vai melhorar o sistema”, crê Silva, autor do projeto de lei original que deu origem ao sistema brasileiro de federações partidárias.

Fonte: Brasil 247

* Vermelho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: