MP vai investigar motivos do deslizamento que destruiu casarão em Ouro Preto

MP vai investigar motivos do deslizamento que destruiu casarão em Ouro Preto

Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais informou, hoje (13), que instaurou um procedimento administrativo para investigar as causas do desabamento de um casarão histórico em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

Um deslizamento de terra destruiu o patrimônio do século XIX, conhecido como Solar Baeta Neves, o imóvel pertencente à prefeitura da cidade. Além do casarão, um galpão que ficava ao lado também desabou. O acidente aconteceu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

O MPF vai pedir esclarecimentos das entidades responsáveis sobre o que provocou o deslizamento e a proporção do prejuízo. O órgão pediu ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que apresente quais foram os danos, se existe outros imóveis também em situação de risco e quais as medidas a serem tomadas.

A Prefeitura da cidade também deverá dar explicações sobre o acidente. Até agora, nem o município e nem o Iphan se manifestaram sobre o assunto.

Obras de contenção de encostas ficaram paradas por seis anos

O governo de Minas Gerais disse que em 2012, captou recursos federais para obras de contenção de encostas em Ouro Preto. As obras, porém, foram paralisadas por seis anos e retomadas só em 2019, elas precisaram de revisão.

“Os projetos de Ouro Preto demandaram metodologia de sondagem adicional àquela contratada inicialmente, em virtude das características do solo da região”, disse o governo de Minas, em nota.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, ninguém ficou ferido. A prefeitura da cidade afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando houve outro deslizamento no local.

*Por DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: