Casarão soterrado em Ouro Preto foi a 1ª construção neocolonial da cidade

Casarão soterrado em Ouro Preto foi a 1ª construção neocolonial da cidade

Compartilhe

Casarão
Casarão é a primeira construção neocolonial da cidade

O casarão do século XIX, conhecido como Solar Baeta Neves,  foi destruído após um deslizamento de terra em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.  O prefeito Angelo Oswaldo, informou que o lugar foi a primeira construção de estilo neocolonial da cidade.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel pertenceu a uma família de comerciantes às margens do Córrego Funil, próximo à Estação Ferroviária.

Os registros mais antigos indicam que o terreno foi adquirido em 1890 pela família Baeta Neves e a construção aconteceu nos dois anos seguintes. A casa tinha pisos em marchetaria e teto em madeira totalmente feito à mão.

“(O casarão) tinha um forro belíssimo, todo almofadado, com madeira de lei, e agora ruiu. É mais um pedaço da memória de Ouro Preto que se apaga em decorrência das chuvas”, disse Margareth Monteiro, secretária municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

Leia mais:

1- Agressão Sexual: Príncipe Andrew perde títulos militares e da realeza britânica

2- Especialistas criticam decreto de Bolsonaro sobre cavernas

3- Vacina brasileira contra a Covid-19 começa a ser testada na Bahia

Iphan era responsável pela proteção do imóvel

O Iphan era responsável pela proteção do Solar Baeta Neves. Ele foi um dos imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura da cidade. A obra, teve um investimentos de R$ 373,5 mil e foi entregue em 2010.

A prefeitura de Ouro Preto afirmou que o casarão já estava interditado desde 2012, quando houve um deslizamento no local.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

*Por DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: