Exame/Ideia: Bolsonaro derrete na classe média

Exame/Ideia: Bolsonaro derrete na classe média

Compartilhe

O novo levantamento divulgado pela Exame/Ideia mostra que Jair Bolsonaro continua sendo mais rejeitado na região Nordeste onde o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto com folga. Em 11 meses, Bolsonaro foi de 40% para 66% de reprovação entre os eleitores de todos os estados da região.

No Sudeste, a reprovação explodiu 19 pontos, para 54% contra 35% da pesquisa anterior. Vale lembrar que as duas regiões concentram 150 milhões de habitantes, 70% da população brasileira. Na região Sul, a vida de Bolsonaro também não está fácil. Por lá, a reprovação da gestão federal saiu de 37% em janeiro para 50% em novembro.

Na tentativa inútil de recuperar popularidade, Bolsonaro realizou sete viagens oficiais para o Nordeste e outras sete para o Sudeste nos últimos três meses. Já as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste foram visitadas por cerca de três vezes, cada.

Na avaliação do fundador da Exame, Maurício Moura, “as idas constantes de Bolsonaro a regiões onde a avaliação dele é pior, como é o caso do Nordeste e do Sudeste, são uma tentativa de mudar a percepção dos eleitores. Precisamos verificar se daqui para frente isso realmente vai ter algum impacto nas próximas pesquisas”.

Já nos dados estratificados, é possível analisar que entre famílias com renda acima de 5 salários, 64% avaliam o governo como ruim e péssimo. Em janeiro, esse era o seguimento que mais apoiava o presidente.

Mas apesar do derretimento na popularidade em geral, Bolsonaro conseguiu um saldo positivo entre os evangélicos. Em julho e no início de novembro, a desaprovação neste segmento chegou a 46%. Na última pesquisa, 37% aprovam a gestão federal e outros 35% desaprovam.

Baixe a pesquisa clicando aqui.

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: