Na Itália, Padres franciscanos fecham a igreja para que Bolsonaro não entre.

Na Itália, Padres franciscanos fecham a igreja para que Bolsonaro não entre.

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro não será bem vindo na cidade de seus antepassados, Anguillera Veneta, na Itália. O prefeito, Sergio Giordani, informou que está fora por “compromissos assumidos” e que não poderá recebê-lo, o bispo também avisou que não participará e os franciscanos da basílica de Santo Antônio manterão a igreja fechada para que o presidente brasileiro não entre.

A Diocese de Pádua, que fica na cidade dos ancestrais de Bolsonaro, não concorda com a concessão do título de cidadão honorário ao ocupante do Palácio do Planalto.

Na cidade de Anguillara Veneta nasceu Vittorio Bolsonaro, em 1878, que aos dez anos emigrou para o Brasil. Ele é um dos dezesseis trisavôs do presidente, que tinha planos de, durante a viagem na Itália, visitar a basílica, já que se diz devoto de Santo Antônio.

A diocese divulgou um comunicado em relação a intenção de conceder o título de cidadão honorário a Bolsonaro: criou “forte constrangimento”, diz o texto.

“Os bispos do Brasil, justamente nestes dias, estão denunciando em alto e bom tom a violência, os abusos, a exploração da religião, devastações ambientais e o agravamento de uma grave crise sanitária, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia”, diz a nota, que faz referência a COP26, que Bolsonaro não participará.

A diocese apela para que o presidente brasileiro “promova políticas que respeitem a Justiça, saúde e meio ambiente”. E ainda completa que a homenagem que se planeja gerou “um forte embaraço diante da voz de tantos que sofreram”.

*Com informações do DCM

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: