Exército dá sinal de que teremos longa escuridão, ao não punir Pazuello.

Exército dá sinal de que teremos longa escuridão, ao não punir Pazuello.

Compartilhe

Há duas graves violações legais na participação de Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e general da ativa, na manifestação de imbecis, terraplanistas e negacionistas, em favor de Bolsonaro. A primeira, é o não uso da máscara, em plena pandemia, incluindo a promoção de aglomeração, o que configura crime contra a saúde pública. A segunda e mais grave, a participação de um militar da ativa, em uma manifestação política.

A não punição do exército ao general é um dos piores sinais possíveis para a democracia, que poderia ocorrer. O Alto Comando, ao aceitar que um general pode se manifestar politicamente e pior, participar de atos políticos, dá um direcionamento claro aos demais militares da ativa, o de que o todos os militares poderiam se manifestar politicamente, que não haverá punição. Na prática, o exército passa a ficar liberado para atuar diretamente na política, mesmo aqueles que estão cumprindo função na ativa.

Se observarmos as posições do “baixo clero” militar e, principalmente, os policiais militares, como o grande agressividade com as manifestações contra Bolsonaro e a estupidez do policial que tentou enquadrar na Lei de Segurança Nacional, um professor, por ter um adesivo em seu carro, chamando Bolsonaro de genocida, mesmo não sendo sua jurisdição, o que se desenha é o mesmo descontrole ocorrido na ditadura. Com a ruína das instituições e o direcionamento dos comandos, de que está liberado romper todas as regras, o risco começa a ser muito grande, de que a oposição ao poder estabelecido no momento, sofrerá fortemente com agressividade e violações de direitos.

Ne cenário, a sinalização do Alto Comando é de que está realmente liberado tomar partido, desde que o partido seja Bolsonaro. Se o libera geral realmente valer, o limite entre estado, governo e forças armadas, se tornará mais tênue e, portanto, mais arriscado para a democracia.

Vale lembrar que Bolsonaro já afirmou que não aceitará o resultado das urnas, caso não seja favorável a si. Em um desenho político provável, Bolsonaro não vencerá as próximas eleições e o que se prepara é uma reação similar ao que aconteceu nos EUA, na derrota de Donald Trump. Já imaginou se numa tomada do congresso, por aqui, contar com a presença de diversos militares, incluindo personagens como generais e pessoas do Alto Comando? Triste fim da democracia brasileira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: