Planalto pressiona e encontro de Lula com embaixador russo é cancelado

Planalto pressiona e encontro de Lula com embaixador russo é cancelado

Compartilhe

Não basta um governo que não faz nada, tem que ser um governo que não deixa ninguém fazer. Essa é a tônica da acusação do governo Bolsonaro ao dizer que o ex-presidente Lula estaria interferindo na política externa do país.

Aliás, qual política? A do embaixador pateta Ernesto Araújo, ou a do novo embaixador bolsonarista de carreira? Certo até aqui são os milhares de mortos pela Covid e um diretor da Anvisa que aparece em fotos com Bolsonaro, em manifestação negacionista durante a pandemia.

LEIA A NOTICIA DA COLUNISTA BELA MEGALE, D’O GLOBO, ABAIXO.

A notícia de que Lula iria encontrar o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, em meio a embates entre o fabricante da Sputnik V e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), provocou uma baixa na lista de compromisso do ex-presidente Brasília. Para se blindar de acusações de que estaria interferindo na política externa e diante do desconforto da Embaixada da Rússia, que passou a ser pressionada por interlocutores do governo Bolsonaro após a agenda ser revelada pela coluna, a reunião foi cancelada.

No ano passado, o petista teve uma teleconferência com Kirill Dmitriev, diretor do fundo russo. Foi esse diálogo que abriu negociação entre a entidade e o Consórcio do Nordeste, formado por nove Estados da região, para a compra da Sputnik V. Atualmente os Estados do Nordeste e Norte já formalizaram a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo. A importação, porém, foi negada pela Anvisa semana passada.

Lula deve ficar até sexta-feira em Brasília onde terá uma série de encontros com embaixadores e lideranças políticas. Uma conversa olho no olho entre o petista e o ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) também deve acontecer.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: