Tentativa na marra de reeleição de Rodrigo Maia, causa conflito interno STF.

Tentativa na marra de reeleição de Rodrigo Maia, causa conflito interno STF.

Compartilhe

Com um STF totalmente dividido politicamente, entre aqueles que concordam com o bolsonarismo e os que não concordam, fez com que a corte se comportasse puramente como um fórum político, cuja Constituição se tornou apenas um mero detalhe, o voto de Minerva, do presidente Luiz Fux criou um racha no STF.

O problema é que segundo o relator Gilmar Mendes e o grupo que votou pela possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, Fux teria prometido seguir o relator, dando maioria à constitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre, o fato teria ocorrido minutos antes presidente da corte proferir seu voto.

A mudança de posição de Fux no meio do julgamento, foi encarado pelo bloco de Gilmar Mendes, que inclui Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, como traição. Alexandre de Maraes também votou seguindo o relator, mas, ao que parece não é fechado com o grupo, com base em suas posições divergentes ao grupo, nas votações nos processos da Lava Jato.

O grupo, segundo a Folha, fala em retaliação e contestação de medidas administrativas de Fux, como presidente do STF.

Se a informação proceder, levará uma cisão inédita na corte. Com embargos e atrasos provocados por pedidos de vistas e outras medidas, o grupo que se sentiu traído poderá fazer o STF bater cabeça em um momento importantíssimo da democracia brasileira.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: