Covid-19: Vacinados continuarão a transmitir o virus.

Covid-19: Vacinados continuarão a transmitir o virus.

Compartilhe

Se a maior pate das vacinas são desenvolvidas para que o vírus seja eliminado quando entra em contato com as defesas do corpo humano, as vacinas desenvolvidas para a Covid-19 não têm esse objeto inicial.

Como a covid-19 tem uma característica rara e importante, que é a transmissão mesmo em casos em que o corpo não desenvolveu a doença, pessoas vacinadas que forem contaminadas, não desenvolverão a doença, mas, continuarão transmitindo. Seria como se todos as pessoas vacinadas desenvolvessem o modo assintomático da doença, dado que já possuem anticorpos. É o que explica o imunologista Gustavo Cabral.

“Pensando assim, o objetivo da vacina ante o Sars-CoV-2 seria estimular uma resposta imune que, se tivermos contato com o coronavírus, o sistema imunológico aja rapidamente e elimine o vírus antes que ele entre nas células de nosso corpo. Mas, infelizmente, as vacinas que estão sendo desenvolvidas não têm essa capacidade. O potencial das vacinas em testes tem como objetivo primário a proteção da doença. Ou seja, desenvolver uma resposta imune que consiga lutar contra o vírus ao ponto de ele não se espalhar pelo corpo de uma forma que desenvolva a covid-19. Isso, em princípio, também é algo muito bom, pois vai evitar a internação de muitos pacientes e ajudar a salvar muitas vidas.”

Portanto, mesmo após a vacinação, os cuidados ainda deverão ser tomados. Medidas como afastamento social, uso de máscaras, proibição de eventos esportivos com plateia lotada e show, devem continuar, mesmo após a aplicação das primeiras modalidades de vacina.

O retorno às atividades normais, nos mesmos moldes pré-pandêmicos, só deve voltar a ocorrer na medida em que os números de infectados e morto chegarem a dados inferiores aos da gripe, por exemplo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: