VÍDEO: Navio russo ameaça afundar destroyer americano, no mar do Japão, em cena que parece filme da Guerra Fria.

VÍDEO: Navio russo ameaça afundar destroyer americano, no mar do Japão, em cena que parece filme da Guerra Fria.

Compartilhe

Igor Gielow (Folha): Em uma cena digna de filme sobre a Guerra Fria, o comandante de um navio militar russo jogou sua embarcação contra um destróier norte-americano que havia invadido águas territoriais que Moscou considera suas.

O incidente, o segundo do tipo no ano, ocorreu nesta terça (24) no mar do Japão, nos limites do golfo de Pedro, o Grande, extremo oriente da Rússia.

O destróier USS John S. McCain, baseado em Yokosuka (Japão), entrou nas águas do golfo às 13h17 locais (0h17 em Brasília). Em patrulha, o destróier russo Almirante Vinogradov desviou rumo ao navio americano, no que o Ministério da Defesa chamou de manobra de abalroamento, quando ele estava dois quilômetros dentro da fronteira marítima russa.

O John McCain acabou desviando e deixando a região, e aí começam as recriminações. O Comando do Pacífico da Marinha americana divulgou nota apenas afirmando que o navio estava em uma operação de liberdade de navegação.

Ou seja, o destróier estava passando por águas que os EUA classificam como internacionais, um expediente usual na sua disputa com Pequim sobre o mar do Sul da China —que o regime comunista considera 85% seu.

(…) Folha

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: