A primavera já começou e os girassóis florescem de São Paulo.

A primavera já começou e os girassóis florescem de São Paulo.

Compartilhe

Quando ainda no ano de 2009, Honduras caía em um golpe de estado que deporia o presidente de esquerda, Manuel Zelaya, o ex-presidente Lula tinha a certeza de que havia uma onda de interferência norte-americana, em toda a América Latina. Por isso, Lula tentou resistir ao golpe, abrigando Zelaya na embaixada brasileira, tentando manter um diálogo com o governo golpista. Não conseguiu frear.

O movimento inciado em 2009, tinha como espelho os anos 1960, de onde também se inciaram os primeiros testes de golpes. Assim como no passado, Honduras foi um laboratório, para um Paraguai que aperfeiçoaria um golpe parlamentar relâmpago. Na Argentina, o movimento dessa guerra híbrida, encontrou no judiciário o ideário de demonização de Cristina Kirschner, levando ao poder um cartola do futebol, Maurício Macri.

No Brasil, a conjunção de todos os métodos demoveu do poder o PT, que se desenhava como permanente eleição de membros de seus quadros. O impeachment de Dilma Rousseff foi o misto de golpe paraguaio com argentino e a Lava Jato, fruto de uma “cooperação” ilegal entre Brasil e EUA, impôs as trevas bolsonaristas, dois anos depois.

O sinais de uma primavera são claros, a Argentina já elegeu um kirschnerista, Alberto Fernandez, com a própria Cristina Kirschner como vice. Outro país golpeado de forma clássica, a Bolívia, elegeu um político do MAS, com apoio de Evo Moralles, Luis Arce, e a mais importante de todas, nos EUA, Donald Trump será derrotado por diferença recorde de votos.

Todo esse novo cenário isola Bolsonaro regional e internacionalmente. O Brasil, como pária diplomático, deve enfrentar muitas dificuldades em acordos comerciais e com isso, serão dois anos muito complicados para o povo brasileiro. Como toda dificuldade é didática, dificilmente Bolsonaro será reeleito e há evidências disso nas eleições municipais.

Os bons ventos vêm de São Paulo, Guilherme Boulos tem boas chances de virar o jogo pra cima do bolsonarista Russomano, indo ao segundo turno, numa das eleições mais emocionantes desde a vitória de Erundina, em 1988, que por sinal, é vice na chapa de Boulos.

Os bons ventos mostram que o inverno já está pelo fim e os primeiros girassóis mostram que e a primavera já começou.

Compartilhe

One thought on “A primavera já começou e os girassóis florescem de São Paulo.

  1. Rosangela
    outubro 24, 2020 at 1:21 pm

    Belo texto! A primavera se aproxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: