Por que robôs bolsonaristas florescem no Twitter e não em outras redes sociais?

Por que robôs bolsonaristas florescem no Twitter e não em outras redes sociais?

Compartilhe

A primeira resposta para a pergunta do título é simples, por que ele conta com milhares de bots (robôs). Sim, está totalmente correto, mas, disso surge uma nova pergunta. Por que esses bots só funcionam no Twitter e não no Facebook?

Obviamente, a resposta para essa pergunta está na forma como se organizam os sistema de controle e quantidade de caracteres das redes sociais.

O Facebook implementou um algorítimo que chega a ser perverso contra qualquer pessoa que, por exemplo, deseje publicar seus texto em qualquer grupo que conte com o assunto de interesse do assunto abordado.

Já o Twitter, pela natureza de ter pouco caracteres, reduziu a discussão a apenas poucas palavras. Com seu modo minimalista de lidar com os problemas, o Twitter apenas aplicou algumas melhorias na circulação da informação, mas, não reduziu significativamente o alcance das postagens, em modelos automáticos ou automatizados. Sendo mais simples e com um app mais minimalista, um bot pode ser programado para operar um celular android inferior com menor dificuldade e custo muito reduzido, em relação ao modelo do app do Facebook.

Outro ponto, é a estrutura em que as hashtags têm muita mais importância, que os grupos em si. Por exemplo, nesse momento, há uma hashtag chamada #goBolsonaroMundial, que é um exemplo clássico de inutilidade informacional, que tem a única e exclusiva intensão de promover a figura pública. Nesse sentido, há milhares de bots publicando até fotos pessoais do presidente, para que chegue ao tranding topics.

Com mais de 10 mil bots, basta que cada um publique seis twits para que o tema chegue ao topo no mundo. E é essa estrutura de tópicos e assuntos, a que o Twitter se propõe, que faz desa rede, muito mais própria a bots e odiadores.

Para o Twitter, a existência desses bots, tanto quanto de odiadores e contas fake, é lucrativo, já que uma rede se mede pela quantidade de contas, para obter investidores. É nesse terreno fértil, cujo lucro e uma estrutura propícia, que florescem as postagens de aduladores e do gabinete do ódio bolsonarista. Ou o Twitter se reforma, ou se tornará um ambiente em que a maioria será, ou já é, de mentira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: