PIX: Estreia do serviço de transferência instantânea gratuita do BC faz bancos dicarem fora do ar, ou sofrerem instabilidade.

PIX: Estreia do serviço de transferência instantânea gratuita do BC faz bancos dicarem fora do ar, ou sofrerem instabilidade.

Compartilhe

O Banco Central lançou hoje (05), um sistema de transferências instantâneas e gratuitas, que substituirão do TED e o DOC. O PIX funcionará on-line 24 horas por 7 dias, funcionando sem interrupção e sem custo para os correntistas de bancos e fintechs.

A raiz da instabilidade está na forma como funcionará o sistema. Ou seja, a transferência não exigirá documentos dos correntistas, será exigida apenas uma chave PIX, que é adquirida mediante cadastro junto ao site disponibilizado pelo BC. O problema é que muita gente correu para não ter de pagar transferências, quanto antes.

O resultado de tanto acesso e pedido de transferência imediata, após aquisição da chave, foi a sobrecarga dos servidores do BC e dos bancos. Com isso, sites, apps e o próprio sistema dos bancos caíram diversas vezes.

Se a sobrecarga continuar nos próximos dias, provavelmente o sistema bancário enfrentará graves problemas para atender os correntistas.

O PIX poderá realizar transferências a qualquer momento, de forma instantânea, utilizando a chave PIX ou o QR code.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: