Papa Francisco discursa contra Bolsonaro, em favor da Amazônia e dos indígenas.

Papa Francisco discursa contra Bolsonaro, em favor da Amazônia e dos indígenas.

Compartilhe

Após Bolsonaro realizar um dos piores discursos que a Assembleia Geral da ONU já presenciou, o Papa Francisco, que é chefe do estado do Vaticano, realizou um discurso que foi o perfeito oposto ao presidente brasileiro.

Francisco destacou o perigoso cenário na Amazônia, associando a questão ambiental como tendo íntima associação com sérios problemas sociais, na região.

“Penso também na perigosa situação da Amazônia e de seus povos indígenas. Eles nos lembram que a crise ambiental está intimamente ligada a uma crise social e que o cuidado com o meio ambiente exige uma aproximação integrada para combater a pobreza e a destruição”, afirmou.

“Não devemos deixar para as próximas gerações os problemas das anteriores. Devemos nos perguntar seriamente se existe entre nós a vontade política para mitigar os efeitos negativas da mudança climática, assim como para ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas”, acrescentou.

Apesar de o Papa citar o Acordo de Paris sobre o clima, assinado no fim de 2015, ele afirmou ser preciso “admitir honestamente que, ainda que alguns progressos tenham sido alcançados, a pouca capacidade da comunidade internacional para cumprir suas promessas de cinco anos atrás” evidencia que é necessário evitar discursos “tranquilizantes” e agir para instituições políticas serem “realmente efetivas”.

*Com informações e trechos do Brasil 247

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: