Com apenas 5% de efeito colateral leve, vacina chinesa poderá ser aplicada no Brasil já em dezembro.

Com apenas 5% de efeito colateral leve, vacina chinesa poderá ser aplicada no Brasil já em dezembro.

Compartilhe

Enquanto Bolsonaro se deteve em ficar negando e dificultando o combate à pandemia, diversos estados passaram a buscar saídas em estudos científicos para vacinas a serem aplicadas de maneira breve e o mais rápido possível. O estado de São Paulo preferiu buscar parceria com a estatal chinesa Sinovac, Rio e também São Paulo buscaram parceria para a produção da vacina inglesa de Oxford, já o Paraná investiu na parceria com a Rússia, para a produção da Sputnik V.

O investimento na opção pela ciência começa a dar efeitos. Se antes Bolsonaro chamava atacava a China e sua vacina, por questões estúpidas, como a acusação de uma teoria conspiratória de dominação comunista, Dória, que é assumidamente de direita, optou pela adoção de medidas baseadas na OMS. Agora, estudos apontam que a Coronavac da chinesa Sinovac, é segura e tem apenas 5% aproximadamente de efeitos colaterais e leves.

Com resultados tão bons, o governo do estado corre para começar a aplicação na população já em dezembro de 2020.

Segundo o estudo chinês, houve apenas 5,36% de efeitos colaterais nos participantes do ensaio, todos sem gravidade: dor no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre leve (0,21%). Os restantes tiveram perda de apetite, dor de cabeça e febre.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: