Fábio St Rios

Estudou Ciência da Computação, Engenharia Metalúrgica na UFF, Engenheiro de Software, Desenvolvedor, Programador, Hacketivista e Estudante de História na UniRio.

16 comentários em “Quadrinhos da Mafalda e textos críticos podem ter levado à censura de livro didático “Português e linguagens” de William Cereja.

  • 30/08/2019 em 11:53
    Permalink

    Esse livro é muito difícil para os alunos da rede pública, enunciados complexos, sempre ouvi reclamações dos colegas de área.

    Resposta
    • 31/08/2019 em 16:59
      Permalink

      Seus colegas devem ser péssimos professores, por que subestimam a capacidades de seus alunos. Uma lástima.

  • 02/09/2019 em 11:45
    Permalink

    Este autor criou um dos melhores livros que usei em sala de aula, durante anos, e, mesmo não lecionando mais, foi a única coleção que guardei, tanto de ensino fundamental, como a do médio.Diversidade de tipologia textual, exercícios em que o aluno aprendesse a aprender e tantas atividades maravilhosas… lamentável.Os quadrinhos da Mafalda são necessários para entendimento de tipos de linguagem e críticas ao comportamento humano.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:53
    Permalink

    Sim, realmente, este abismo que já existe está prestes a ficar maior

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:54
    Permalink

    Eu acredito que a censura, não tem uma justificativa aceitavel e é horrivel que os nossos governantes ajam de uma maneira tão ignorante e retrógrada.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:55
    Permalink

    Estamos em um período delicado de censura literária em escolas públicas, não tive a oportunidade de ter acesso á esse material didático apresentado na matéria, mas as tirinhas da Mafalda (pelas que eu já li e interpretei) remetem de forma crítica a sociedade em que estamos vivendo e é necessário para abrirmos melhor a mente. Como estudante, é triste saber que ainda existem pessoas que querem censurar a liberdade de expressão…

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:56
    Permalink

    Os livros do Cereja são um material muito bem elaborados e muito bem reconhecidos, o que mostra que eles são sim de qualidade e o necessário para que o aluno entenda e se desenvolva. Em questão do livro ser padrão para todas as escolas, mostra um retrocesso quanto ao conhecimento, pois em escolas e instituições diferentes temos contextos, alunos e profissionais diferentes, que podem não se adaptar ou não dominar tal livro didático. Outro fator que mostra a ignorância governamental é a maneira de como essa censura acontece: o controle desses livros ocorre somente em escolas públicas, tornando a educação ainda mais desigual do que já é.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:56
    Permalink

    A educação está relacionada com o conhecimento e o mesmo com a liberdade. Censurar livros para a escolas publicas e deixar livre para particulares é referente a qualidade da escola e de certa forma está subestimando os alunos e elitizando a educação. O conhecimento deve ser livre para interesse ou não dos alunos.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:57
    Permalink

    O Governo que padronizar as escolas publicas assim deixando todos com o mesmo tipo de ensino,deste modo irão parar com a expansão do ensino.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:57
    Permalink

    A forma como a censura foi justificada nos leva a perceber um posicionamento muito retrógrado quanto ao livro. Todo esse cenário me leva a crer que as pessoas simplesmente não acreditam no potencial das escolas públicas, já que a medida impacta somente nas mesmas. Essa padronização leva as escolas publicas a se congelarem em um patamar de qualidade sem assim terem a oportunidade de serem o melhor possíveis. Uma medida totalmente injusta e retrógrada para com a educação, uma verdadeira censura do conhecimento.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 10:57
    Permalink

    Privar os alunos de conhecimento é uma forma de limitar a visão de uma pessoa sobre os acontecimentos que ocorrem a sua volta, o que o atual governo deseja fazer afetaria de forma negativa o crescimento individual dos aluno que serão o futuro de nosso país.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: