Acabou a carência do FIES. Estudante começa a pagar com desconto em folha ao sair da faculdade.

A Medida Provisória do FIES, parte da Reforma da Educação de Temer, votada hoje na Câmara dos Deputados acabou com os 18 meses que o estudante tinha de carência para começar a pagar o financiamento. Todas as alterações no FIES promovidas pela MP votada hoje, serviram apenas para reduzir o risco dos bancos privados. As principais mudança são:


  • Acaba a carência de 18 meses para começar a pagar o financiamento após a formatura.
  • O estudante passa a pagar o FIES, após a formatura com as parcelas descontadas em folha.
  • Antes, o governo assumia 10% da inadimplência, agora o governo passa a assumir 25%. Importante ressaltar que a inadimplência do FIES é de, aproximadamente, 20%.
  • O governo cria um fundo de R$ 3 bilhões, chamado FG-FIES, ligado ao Fundo Garantidor dos Tesouro, para socorrer bancos com inadimplência elevada no programa. Bancos privados já operam o FIES desde o fim do período democrático.
Leia Também:   Com péssima repercussão, Temer pede cancelamento do vídeo do PMDB que ironiza Dilma 

Outros itens aprovados se referem a origem dos aportes financeiros e às modalidades do financiamento. As novas categorias garantem a inclusão de uma nova categoria, os ricos, no financiamento estudantil subsidiado. Antes voltado para estudantes das classes B, C e D, agora passa a englobar grande parte da classe A.

  • FIES 1: Governo paga a inadimplência das instituições financeiras e tem o público com renda de até 3 salários mínimos per capita.
  • FIES 2: Destinado a alunos ricos, com renda per capita de até 5 salários mínimos e serão pagos por fundos regionais. Atende às oligarquias nordestinas e do centro-este. O fundos serão operados localmente.
  • FIES 3: Destinados aos alunos ricos do restante do país, com fundos BNDES. Será operado nacionalmente.
Leia Também:   PLS DA ESCOLA SEM PARTIDO MORRE NO SENADO: Magno Malta desiste de seu projeto 

Fábio St Rios

Cientista da Computação, Engenheiro de Software, Programador Senior, Profissional da Segurança de Dados e Estudante de História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com