A Folha e a manipulação escancarada da opinião pública.

Certas manchetes da Folha de São Paulo chegam a ser estupidamente manipuladoras porém, não raramente, ultrapassam todo os limites do bom senso. Mesmo que o bom senso seja subjetivo, a última matéria sobre a pesquisa do instituto da própria editora, o Data Folha, é uma obra prima de manipulação opinião pública.


Matéria da Folha de São Paulo, sobre os segmentos religiosos e os candidatos à Presidente em 2018

A manchete afirma que evangélicos derrubam Lula e levantam Bolsonaro e Marina. Mas essa é a realidade? Óbvio que não, Lula, em pesquisa anteriores, não detinha a liderança nos segmentos mais conservadores do universo evangélico. Como senário virou e o ex-presidente lidera em todos os segmentos religiosos, a única saída para transformar um dado extremamente positivo em algo ruim, era falar que os evangélicos são os que puxam as intenções de votos globais para baixo.

Leia Também:   Juristas entram com ação no TSE para pôr PT, PCdoB, PDT e outros partidos na ilegalidade. 

Em ascensão e com rejeição em baixa, o ex-presidente Lula, caminha para se tornar o próximo presidente da república, é o que apresenta o cenário setorizado. O que mais evidencia isso, é que o PT se tornou o partido preferido entre os evangélicos, em 16%, contra 4% do PMDB.

A manchete mais honesta seria: “Lula lidera também entre os evangélicos“, como o A Postagem noticiou. Esse comportamento de publicar manchetes desfavoráveis é uma estratégia adotada propositalmente, já que pesquisas de comportamento mostram que a grande maioria das pessoas não leem a matérias, mas sim apenas a machete e o resumo. Então, não importa o que se escreve, apenas o que se “mancheteia”.

Como a jornais vendem espaço de propaganda em seus jornais, suas matérias e textos são produtos vendáveis, com objetivo de atingir um determinado público alvo. Assim como o público do A Postagem é progressista, quem compra a Folha é, normalmente, conservador e/ou reacionário. A lógica, então, é a do mercado e a do interesse de seus patrocinadores. Como na política, manda quem paga.

Leia Também:   VÍDEO: Você sabe pra que serve o Jornal O Globo? O Porta dos Fundos ensina. 

Fábio St Rios

Cientista da Computação, Engenheiro de Software, Programador Senior, Profissional da Segurança de Dados e Estudante de História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com