“CARTA” DE HENFIL, EM 1980, É O EXEMPLO DO SENTIMENTO ATUAL: “Pessimistas de todo o Brasil, uní-vos!”

Em 1980, o cartunista Henfil, criador de um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos brasileiros, era uma espécie de termômetro do ânimo da luta pela reabertura democrática. Naquele momento, o país saía do regime militar e começava um processo difícil em direção às diretas.


O Brasil de hoje, vive também um golpe de estado porém, com um processo de degradação mais rápido que os mais de 30 anos do golpe de 64. Os grupos que defenderam, financiaram e provocaram o golpe, já apostam na desmassificação e ampliação do desânimo, como forma de desmobilização popular. Como bem diz Henfil na carta, o pessimista não reclama, não se manifesta e não quer mudar o mundo.

Leia Também:   DECISÃO DO TSE FORTALECE CANDIDATURA LULA 2018, MESMO SE FOR CONDENADO NO TRF-4

LEIA A CARTA

São Paulo, 9 de janeiro de 1980.

Mãe,

Sem piadinha. Vou me abrir.

Eu tenho acordado de uns seis meses para cá sem ânimo, sem esperança, sem vontade de brilhar, de lutar, de mudar a Lucinha, O Brasil, o mundo, o universo!

Muitas noites eu não durmo, assombrado. Pensando assim: tô ficando velho, é isso. Talvez o pessoal odara tenha razão e eu já seja coisa antiga.

Passo então a pensar angustiado em como enfrentar minha velhice tomando fortificantes, complexo B, mudando meu guarda-roupa.

Bão.

De repente eu percebi que o mano Betinho e a Maria também estão de farol baixo.

Aí, anteontem, pego o jornal e vejo o resultado da pesquisa Gallup que dizia que 71% dos brasileiros estão pessimistas. Há uma epidemia de desânimo e impotência assolando o país nesse exato momento!

Leia Também:   DECISÃO DO TSE FORTALECE CANDIDATURA LULA 2018, MESMO SE FOR CONDENADO NO TRF-4

O atual sistema, para governar, nos fez pessimistas. E pessimista não dorme, não faz amor, não faz partidos, não incomoda, não reclama, não briga.

Que diabo de país é este?

Pessimistas de todo o Brasil, uni-vos! Somos a maioria! Às ruas!

Henfil

Fábio St Rios

Cientista da Computação, Engenheiro de Software, Programador Senior, Profissional da Segurança de Dados e Estudante de História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com